Como saber se um certificado FSSC 22000 é válido?

Compartilhe:

O ciclo de certificação da FSSC 22000 é de três anos. Mesmo que a data mencionada no certificado ainda esteja vigente, a legitimidade e o status de validade do certificado devem ser verificados pelo site da Foundation.

Nas últimas semanas, recebemos perguntas de leitores sobre a validade e a veracidade de um certificado da FSSC 22000.

Muitas vezes, as empresas solicitam aos seus fornecedores de materiais se possuem alguma certificação em segurança de alimentos. E quase sempre, o fornecedor nos envia uma cópia do seu certificado. No Brasil, cerca de 70% das empresas que possuem alguma certificação em segurança de alimentos é em FSSC 22000.

Mas como podemos saber se o certificado da FSSC 22000 é verdadeiro e está válido? Em primeiro lugar, o certificado deve conter o logo da FSSC 22000, o logo do organismo de certificação (licenciado pela FSSC 22000) e normalmente, também contém o logo do organismo de acreditação. Para saber quais são os organismos de certificação licenciados pela Foundation, proprietária do esquema FSSC 22000, pode-se verificar por este link.

O próximo passo é verificar no site da Foundation o status do certificado (válido – valid, suspenso – suspended, cancelado – cancelled ou retirado – withdrawn). O ciclo de uma certificação FSSC 22000 é de três anos, mas neste período, as empresas certificadas passam pelo menos por uma auditoria de manutenção anual. E as empresas certificadas são registradas na base de dados da FSSC 22000, e esta informação torna-se pública. Mesmo que o fornecedor envie um certificado que esteja dentro da data de validade, deve-se verificar o status dele no site da FSSC 22000.

No entanto, em alguns casos o certificado é válido, mas ainda não foi registrado no site da Foundation pelo organismo de certificação. Neste caso, quando o certificado não for encontrado na base de dados do site, deve-se entrar em contato com a secretaria da FSSC 22000 pelo e-mail info@fssc22000.com e enviar a cópia do certificado em questão. Desta forma, você poderá ter a certeza que o certificado que foi apresentado é de fato verdadeiro e está válido.

Fonte: http://www.fssc22000.com/documents/news-items/how-to-check-whether-a-fssc-22000-certificate-is-valid-or-not.xml?lang=en

Compartilhe:

Camila Lobo Miret

Formada em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP em 2003 e Mestre em Tecnologia Alimentar/Qualidade pela Universidade Nova de Lisboa em 2007, é proprietária da Especia Consultoria em Qualidade, empresa fundada em 2012 e especializada em consultoria e treinamento na área de segurança de alimentos e qualidade para a indústria alimentícia e de embalagens, com foco nas normas FSSC 22000, ISO 22000, ISO 9001, APPCC e BPF. Possui experiência em organismos de certificação reconhecidos, realizando trabalhos como auditora de certificação e instrutora de treinamentos em FSSC 22000, ISO 22000 e ISO 9001, e experiência na área de qualidade e segurança de alimentos em indústrias de massas secas e de produtos derivados de tomate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *