Dicas de Saúde e Segurança

Compartilhe:

Todos os dias, quase 7.700 pessoas morrem de doenças ou lesões relacionados ao trabalho.

A nova ISO45001:2018 prevê que as empresas tenham uma estrutura para promover e proteger a saúde física, psicológica e mental. Dessa forma é necessário sempre observar como as empresas já lidam com isso e ou lidarão a partir de agora. De qualquer forma independente das empresas optarem pela certificação da norma, é mandatório o cumprimento, segundo muitas NR´s e legislações gerais relacionadas ao assunto saúde e segurança no trabalho.

Todos os dias, quase 7.700 pessoas morrem de doenças ou lesões relacionados ao trabalho. Além disso, há cerca de 374 milhões de lesões e doenças não fatais relacionadas ao trabalho a cada ano, muitas delas resultando em ausências prolongadas no trabalho.

Abaixo exemplos de dicas importantes:

  1. USE SEMPRE OS EPI´s INDICADOS E NECESSÁRIOS À ATIVIDADE. De acordo com o item 6.3 da NR 06, a empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e, c) para atender a situações de emergência.
  2. EVITE ACIDENTES ELÉTRICOS E FAÇA A DEVIDA GESTÃO. De acordo com a NR 10 item 10.1.1 – estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
  3. NÃO FUME EM LOCAIS QUE NÃO SÃO INDICADOS PARA ISSO
  4. OBSERVE SEMPRE AS ORIENTAÇÕES DADAS PELAS EMPRESAS, INCLUINDO O USO DE CELULAR ENQUANTO CAMINHA PELA PLANTA (FALAR OU RESPONDER MENSAGENS ) PARA EVITAR ACIDENTES
  5. OBERVE SEMPRE AS ORIENTAÇÕES ERGONÔMICAS. Segundo o item 17.1. da NR17, as empresas devem estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
  6. RELATE QUALQUER PERIGO ENCONTRADO EM QUALQUER ATIVIDADE OU PERCORRENDO A EMPRESA.
  7. FAÇA INTERVALOS DE DESCANSO PERMITIDOS E NÃO ULTRAPASSE O NÚMERO DE HORAS A SEREM CUMPRIDAS NO TRABALHO. ISSO PODE ACARRETAR ACIDENTES POR CANSAÇO. OBEDEÇA A LEGISLAÇÃO!
  8. OBSERVE A ILUMINAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO. Segundo o item 17.5.3. da NR17, em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.
  9. FAÇA SEMPRE OS TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS E OS TREINAMENTOS DEMANDADOS PELA EMPRESA.
  10. A QUALQUER SINTOMA DE MAL ESTAR, DOENÇA CONSULTE O MÉDICO E COMUNIQUE OS RESPONSÁVEIS NA EMPRESA.

Lembre-se: sua vida é mais importante do que qualquer atividade!

Compartilhe:

Salete Regina Vicentini

Bióloga, formada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie em 1999, é Especialista em Educação Ambiental pela USP em 2003 e possui MBA Empresarial com ênfase em Gestão Ambiental na FGV (2009). É proprietária da iVerdi assessoria e treinamento desde 2010. Possui experiência na Elaboração e Gestão de Projetos Sócio Ambientais; educação em ensino superior, terceiro setor, corporativo e formação de pessoas. Além disso, tem experiência na implanatação, instrução e auditora (1a, 2a e 3a parte) em Sistema de Gestão de Qualidade (ISO 9001), Ambiental (ISO 14001), Saúde e Segurança (OHSAS 18000 e ISO45001) e Responsabilidade Social (SA 8000). É consultora ambiental no levantamento e diagnóstico de recursos naturais, licenciamento ambiental e educação ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *